Conceito de curriculum

18/10/2010 16:45

Entendendo o Conceito do Currículo

 

O currículo deve ser entendido como se fosse um resumo da sua trajetória profissional, indicando o quanto você se esforçou para chegar onde está hoje, qual caminho você trilhou e onde é o local onde você quer chegar.

Para se produzir um bom curriculo três idéias básicas devem ser levadas em conta: verdade, simplicidade e eficiência.

  • Verdade: Ao escrever o seu currículo a sua meta deve ser buscar um ponto de equilibrio. Você não deve acrescentar habilidades ( dizer que o seu inglês é fluente sendo que ele é básico por exemplo ) e qualificações que você não tem já que estas artimanhas são facilmente descobertas. Por outro lado deixar de falar das suas qualidades e talentos que o diferenciam das outras pessoas pode fazer você perder boas oportunidades.
  • Simplicidade: Outra atribuição importante do seu currículo é ser simples. Os examinadores tem uma enorme carga diária de avaliação de currículos ( dezenas e talvez centenas ) e não podem ( e não vão ) perder tempo examinando um documento complexo ou confuso.
  • Eficiência: O terceiro e último atributo do bom currículo é a eficiencia. Ele deve apresentar de forma direta tudo o que o analisador precisar saber sobre você.

Modelo Simples de Currículo

Para escrever um currículo simples e completo, uma sugestão interessante é dividi-lo em algumas sessões fundamentais:

  • Cabeçalho: Nessa seção do currículo coloque somente as informaçõ es fundamentais: nome completo, endereço atual, telefones para contato e o seu e-mai atual.
  • Objetivos: Escreva aqui seus objetivos na empresa, ex.: atuação na área de TI.
  • Qualificações e Características: Escreva aqui um pouco sobre você, seus talentos e principais características pessoais e profissionais.
  • Formação Acadêmica: Escreva aqui sobre faculdades, cursos de aperfeiçoamento e pós graduação cursados por você.
  • Conhecimentos Técnicos e Especialidades: Escreva aqui as tecnologicas, técnicas ou áreas do conhecimento que você domina, e com as quais já trabalhou.
  • Experiência Profissional: Escreva aqui sobre as suas últimas experiencias profissionais, não esquecendo de citar: empresa, cargo e período.
  • Linguas: Fale aqui sobre os idiomas que você domina, não se esqueça de falar o seu nível para cada um dos idiomas. Ex.: básico, intermediário e fluente.
  • Outras Informações: Escreva aqui outras informações interessantes a seu respeito, tais como intercambios culturais que você possa ter feito.

Para exemplificar melhor o texto acima ( nada melhor que um bom exemplo prático ) faça o download do nosso Modelo de Currículo

Abaixo algumas das principais questões levadas em conta por quem lê o seu currículo:

  1. Estão claras as áreas de interesse principais do candidato ?
  2. O Curriculo apresenta erros de português, gramática ou concordância ?
  3. O Curriculo dá alguma dica clara sobre a personalidade do entrevistado ?
  4. Qual o intervalo entre os empregos do candidato ?
  5. Qual a permanência média do candidato em cada emprego ?
  6. Segundo o currículo, a carreira do candidato está em ascensão, estagnada ou decadente ?
  7. O candidato tem se esforçado para obter uma melhor qualificação ? Ele se mantém atualizado ?
  8. De acordo com o curriculo, a carreira do candidato tem sido coerente, ou tem havido constantes mudanças e guinadas ?

Entrevista de Emprego: Sua Postura diz Muito Sobre Você

 

A primeira dica para você se dar bem na sua entrevista de emprego é ser natural, procure passar confiança, demonstre que você tem interesse real em conseguir e que você tem o perfil da vaga.

Trate o entrevistador com educação e respeito, evite uma atitude muito íntima ( pode parecer forçado ) mas de outro lado, evite também uma postura submissa ou tímida durante a sua entrevista. Encare o entrevistador nos olhos de igual para igual.

Uma coisa essencial na entrevista de emprego é a clareza de idéias, dê respostas claras as perguntas que lhe forem feitas, não exagere e nem tente enrolar o entrevistador, fique a vontade para expressar a sua real opinião. Dica importante: não tenha medo ou receio de falar dos próprios defeitos ( esconder seus defeitos é sinal de infantilidade e falta de auto-conhecimento ) fale sobre eles com naturalidade, demonstre confiança para assumi-los e diga como você lida com eles.

A Linguagem Corporal na Entrevista de Emprego

Embora muitos não saibam, aproximadamente 70% da comunicação humana se dá no nível subconsiente ( pequenos gestos e atitudes corporais ), alguns desses sinais podem dar boas dicas sobre você para a pessoal com a qual você está conversando. É muito importante conhecer e usar a linguagem corporal a seu favor, pois ela é um dos principais fatores que os entrevistadores são treinados para “ler”. Lembre-se sempre: o seu gestual e suas atitudes são tão importantes quanto o que você está dizendo. Abaixo alguns dos principais gestos e posturas que podem surgir no contexto da entrevista de emprego e o que eles significam:

  • Braços Cruzados: Um dos sinais corporais mais básicos, está relacionado diretamente á postura defensiva. Cruzar os braços indica que a pessoa não está confortavel ou então confiante no ambiente em que ela está.
  • Gestos Repetitivos: Durante a sua entrevista de emprego, ficar fazendo gestos repetitivos tais como bater as mãos sobre as pernas, bater o pé no chão ou então ficar batendo a caneta na mesa, indicam ao entrevistador ansiedade e vontade de sair daquela situação. Olhar muito para o relógio ou para a porta também passa a mesma sensação.
  • Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva que significa interesse na outra pessoa e na conversa que está sendo desenvolvida no momento.
  • Sobrancelhas: Nas entrevistas de emprego e conversas em geral, elas sempre dão sinais pequenos e certeiros. Quando estão arqueadas elas são demonstração de interesse, do mesmo modo, sobrancelhas franzidas demonstram dúvida.
  • Gestos com as Mãos e Braços: Durante uma conversa eles são fundamentais e indicam conhecimento e convicção naquilo que se está falando no momento, aproveite este recurso na sua entrevista de emprego.

Não se pode controlar 100% da sua própria linguagem corporal, o principal dica é ser natural. Seja o mais natural possivel, pois assim você evita a situação em que o seu corpo diz algo diferente das suas palavras.

As 10 Perguntas Mais Comuns das Entrevistas de Emprego:

Uma das chaves para o sucesso na entrevista de emprego com certeza é uma boa preparação, conheça algumas da perguntas que os entrevistadores mais fazem e se prepare para elas:

1.      Por que você decidiu trabalhar na nossa empresa ?

2.      Quais são as suas principais qualidades ?

3.      Quais são os seus principais defeitos ? Como você lida com eles ?

4.      Por que você saiu do seu último emprego ?

5.      Qual foi o ponto alto de sua carreira até agora ?

6.      O que você espera encontrar na nossa empresa ?

7.      Como você acha que poderia contribuir com a nossa empresa ?

8.      Qual foi a maior realização da sua vida ?

9.      Você prefere trabalhar em equipe ou trabalhar sozinho ?

10.  Como você descreveria a sí mesmo ?

 

A Evolução do Conceito de Inteligência

Durante grande parte dos séculos 19 e 20, acreditou-se que a inteligência era algo podia ser facilmente medida, determinada e comparada através de testes, como o famoso teste de QI por exemplo, que dava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrédito pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas obtiam os melhores resultados.

Os psicólogos e pesquisadores começaram a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados mediocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida pois eram pessoas determinadas, disciplinadas, persistentes e carismáticas. Mas como pessoas consideradas “burras” pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso ?

A resposta é simples: existem vários tipos de inteligência !!

Segundo Howard Gardner, psicólogo autor desta teoria, existem ao todo 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de sí. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros.

Os 7 Tipos de Inteligência

Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:

Inteligência Linguistica: Talento para lidar com as letras e com as pessoas width=

Inteligência Linguistica

As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

Inteligência Lógica: Talento para lidar com números e questões lógicas

Inteligência Lógica

Pessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas tem facilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

Inteligência Motora: Talento para os esportes e para a dança

Inteligência Motora

Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma noção espantosa de espaço, distancia e profundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou então fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. Presente em esportistas olímpicos e de alta performance. É um dos tipos de inteligência diretamente relacionado a coordenação e capacidade motora.

Inteligência Espacial: Grande capacidade de abstração 3D e 2D, relacionada também a criatividade

Inteligência Espacial

Pessoas com este perfil de inteligência, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criação em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

Inteligência Musical: grande talento para a música e aptidão criativa

Inteligência Musical

É um dos tipo raros de inteligência. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas músicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. Pessoas com este perfil é como se conseguissem “enxergar” através dos sons. Algumas pessoas tem esta inteligência tão evoluida que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente relacionados a criatividade.

Inteligência Interpessoal: liderança prática para comandar as pessoas

Inteligência Interpessoal

Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extemamente ativas e em geral causam uma grande adimiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para sí. Eles são calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

Inteligência Intrapessoal: Liderança indireta para influenciar as pessoas

Inteligência Intrapessoal

É um tipo raro de inteligência, também relacionado a liderança. Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos lideres interpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas através de idéias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

 

As Inteligências Predominantes:

Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligência predomina:

Inteligência Linguistica *

29 %

Inteligência Linguistica: 29%

Inteligência Lógica *

29 %

Inteligência Lógica: 29%

Inteligência Motora

16 %

Inteligência Motora: 16%

Inteligência Espacial

14 %

Inteligência Espacial: 14%

Inteligência Musical

6 %

Inteligência Musical: 6%

Inteligência Interpessoal

4 %

Inteligência Interpessoal: 4%

Inteligência Intrapessoal

2 %

Inteligência Intrapessoal: 2%

*: são as chamadas Inteligências Clássicas, as inteligências que aparecem no teste de QI

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode