O passo a passo para construir um currículo bem sucedido

26/10/2010 14:31


Além de constituir um importante instrumento para a divulgação, um bom currículo subsidia seu proprietário com argumentos valiosos em uma entrevista

 


Quem, nos dias de hoje, não se interessa por ter um currículo bem feito?

 

Além de constituir um importante instrumento para a divulgação, um bom currículo subsidia seu proprietário com argumentos valiosos em uma entrevista. O Currículo Vitae, que significa curso da vida, é diferente para cada pessoa porque cada um vive experiências de forma única.

 

Importante compreender logo que não há uma receita para "melhoria da aparência de um currículo" porque a qualidade do CV (apelido carinhoso que o documento recebeu) ficaria comprometida, se tratada só na superfície. Na verdade um bom CV tem que ter alma!

 

Ao invés de apenas listar atividades e funções, ele deve contar o que você realizou de valor, mostrando, assim, o que você está pronto para entregar. E a melhor maneira de redigí-lo é contando as situações vividas. Portanto, não caia na armadilha do: "Habilidade em liderança" ou, "Capacidade de trabalhar em equipe", frases que soam vazias porque não há um fato que comprove estes comportamentos. Prefira, por exemplo, "10 anos de experiência na liderança de equipes de vendas em indústrias farmacêuticas em âmbito Brasil".

§                Dicas

Considerando que o currículo tem por objetivo lhe apresentar, é bom que as pessoas consigam compreender sobre o que você está falando. Clareza, objetividade, português correto, lógica na disposição de idéias, são requisitos básicos.

 

Preparando-se

- Separe a carteira profissional, acione colegas, consulte seus guardados e levante as empresas por onde passou, cargos que ocupou, períodos em que ficou em cada cargo e empresa, cursos, trabalhos no exterior e demais realizações importantes. Use Papel A4 ou Carta, letra preta, corpo 11 ou 10,5 . Dados reunidos, mãos a obra.

 

Escreva primeiro a Identificação e os dados pessoais:

Nome, endereço (completo com CEP), email e telefones (com prefixo)

Nacionalidade, data de nascimento, estado civil e número de filhos.

Em seguida coloque o título: sua área de atuação. Como as empresas adotam nomenclaturas diferentes, escrever um cargo pode ser um limitador.

 

Agora um item importante, uma introdução, um resumo de todas as suas experiências: as Qualificações. Este item deve trazer seus diferenciais de carreira, suas vivências e conhecimentos de modo geral. É uma espécie de "telegrama", que pode decidir a leitura do restante do currículo.

 

Se você fala outros idiomas aqui é um bom lugar para colocar, juntamente com a formação acadêmica, se ela for um diferencial. Dependendo da sua trajetória e de seus objetivos pode ser interessante escolher um currículo do tipo cronológico ou um do tipo funcional.

 

A diferença é que o cronológico privilegia a evolução da carreira (cargos ocupados e promoções) enquanto que o funcional dá ênfase as experiências e conhecimentos adquiridos, independente dos cargos ocupados.

 

Qualquer que seja sua escolha, as "Principais Realizações" estarão incluídas. Para construí-las é necessário que você considere para cada realização a seguinte equação:

 

desafio/problema/contexto/meta + sua ação específica = resultado obtido

 

As "Principais Realizações" funcionam como uma prova de que você cumpriu com êxito o que foi contratado para fazer. Podem ser escritas separadamente ou junto com a descrição de cargos. 


Se você escolheu o CV funcional, agora é a vez do Histórico Profissional que trará apenas o registro das empresas, cargos e períodos. Se você escolheu o CV Cronológico deverá então mudar o título para Experiência Profissional porque além dos registros, também fará a descrição dos cargos mais recentes.

 

Importante: no CV a ordem é: do mais recente para o mais antigo, ou seja, comece pela última empresa onde trabalhou, último cargo ocupado, última graduação, etc.

 

Enfim os Cursos. Escolha aqueles que valorizem a sua carreira. Se o leitor chegou até aqui, ele busca um complemento interessante, não estrague tudo citando o curso de datilografia, que apesar de lhe ajudar a digitar rápido, vai passar a idéia de que você é pré-histórico.

§                O que não vai no currículo

- Fotografia – Só se você for modelo e estiver enviando um book.

- Data e assinatura – Para quê? No cv não vai nada desnecessário.

Papel colorido – Não adianta, você não vai ser escolhido por que o papel é diferente.

Viagens a passeio – Pode ser que você tenha gostado muito, mas realmente  não interessam para o recrutador

Documentos – Desnecessário e perigoso, pois o CV pode chegar a mãos não idôneas.

Referências – Passar o telefone e email das pessoas as expõe desnecessariamente. Deixe para fazer isso quando estiver adiantado num processo seletivo e souber exatamente para quem você forneceu os dados.

Pretensão salarial – Jamais. Como você pode pretender ganhar um valor se saber qual é o trabalho a fazer? Espere pela entrevista.

Símbolos como: telefones e estrelas – O uso pode comprometer a mensagem profissional que o documento deve passar.

 

Finalmente, para evitar que você entre em total desespero minutos após começar a disparar seu currículo, antes soltar a “fera” faça o seguinte:    

·        Passe o corretor ortográfico – erros de português são imperdoáveis.

·        Confira seus telefones e emails – se trocar um número ou uma letrinha já era.

·        Peça a alguém que faça uma leitura minuciosa – com tanto copy and paste, pode ser que você tenha deixado alguma frase sem sentido.

 

Carmem Velloso - Consultora Sênior da Right Management

 

Fonte: http://administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/o-passo-a-passo-para-construir-um-curriculo-bem-sucedido/39360/

 

 

 

 

 

          MODELO DE CURRICULO

 

 

 

NOME COMPLETO

 

Endereço completo, 00                                                                                                                                                                                                                                               Data Nasc.: 00/00/0000

00000-000 - Cidade - Estado                                                                                                                                        Brasileiro    

Tel.: (11) 1234 1234 / 0000 0000                                                                                                                                    Solteiro

e-mail: xxx@xxx.com.br

 

 

ÁREA DE ATUAÇÃO: INDUSTRIAL/ SUPPLY CHAIN

 

 

PERFIL PROFISSIONAL

 

§          Executivo com sólida experiência profissional em gestão de operações industriais, adquirida em empresas multinacional do segmento de Bens de Capital e nacional de Mecânica de alta precisão, com liderança sobre as áreas de Manufatura, Compras, Qualidade e Engenharia.

§          Vivência nas posições de Diretor de Operações, Gerente de Compras/Materiais e Gerente de Engenharia de Produto, com excelentes resultados de melhoria de desempenho, produtividade e lucratividade.

§          Grande habilidade na condução de projetos industriais e de tecnologia, com forte relacionamento com clientes e fornecedores.

§          Inglês  e Espanhol fluentes.

§          Certificação Green Belt.

§          Exposição internacional para transferência de tecnologia.  EUA , Canadá e Alemanha.

 

FORMAÇÃO

                                           

§          Especialização em Gerenciamento de Empreendimentos - FGV 2005)

§          Graduação em Engenharia Mecânica - USP (1985)

                                           

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

                                          

04/1984 - 05/2010           GAMA AUTOMOTIVE LTDA.

                                            Empresa de médio porte do segmento de bens de capital

 

                                            . Diretor de Operações (11/2002-05/2010)

 

§          Reporte ao Diretor Geral.

§          Responsável pelas áreas de Manufatura (Produção, Processos e Manutenção), Materiais (Compras e Logística), Qualidade e HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), liderando equipe direta de 3 Gerentes e 1 supervisor e indiretamente 160 colaboradores.

 

        Principais Resultados:

 

§          Redução de 80% do nível de rejeição em clientes entre 2002 e 2003, através da reestruturação da área de qualidade e mudança na abordagem de problemas de qualidade em clientes.

§          Aumento de produtividade média de 20% e eliminação de risco ergonômico nos postos de trabalho, através de atividades mensais de Kaizen na área de montagem.

§          Redução de 50% nas despesas relacionadas com serviços de garantia no mercado de reposição.

§          Certificação da empresa conforme norma ISO/TS 16949 2002 em 08/2003.

 

                                            . Gerente de Materiais (09/2001-10/2002)

 

§          Reporte ao Diretor de Operações.

§          Responsável pelas áreas de Logística, (compreendendo programação de materiais e de produção, recebimento, expedição e transporte) e de Compras, (incluindo compras locais e internacionais de materiais produtivos, improdutivos, máquinas e equipamentos e administração de contratos de prestação de serviço).

§          Responsável pelo volume de compras de US$ 20 MM / ano. Liderança direta sobre 2 supervisores de logística, 1 coordenador de  recebimento e expedição, 4 compradores, 1 Engenheiro de Qualidade,1 assistente e indiretamente 15 colaboradores.

      Principais Resultados:

 

§          Redução de custo de 9% na compra de materiais produtivos em 2001.

§          Adequação das áreas de compras e logística para certificação ISO 14001.

 

                                            . Gerente de Compras e Tecnologia da Informação (02/1996-08/2001)

 

§          Reporte ao Gerente Geral.

§          Responsável pelas áreas de Compras e TI (envolvendo as atividades de administração e suporte à rede, help desk interno e administração e suporte aos usuários de SAP).

      
        Principais Resultados:

 

§          Redução de custo de, no mínimo, 6% ao ano nas compras de materiais produtivos de 1996 a 2000.

§          Implantação de programa ERP, resultando na certificação internacional da empresa como "Class A".

§          Gerenciamento do projeto de implantação do software SAP R/3 3.0 em 06/1998 e do seu upgrade para versão 4.6 em 06/2000.

§          Adequação da área de compras para certificação QS 9000.

§          Desenvolvimento de projeto 6 Sigma de certificação de Green Belt, resultando na redução de 30% no lead time do processo de importação de componentes.

§          Implantação de processo de avaliação de fornecedores, resultando na redução de 80% dos fornecedores insatisfatórios.

                                           

. Gerente de Engenharia de Produto (08/1991-01/1996)

 

§          Reporte ao Gerente Geral.

§          Gerenciamento das atividades de desenvolvimento de novos produtos, adequação do projeto de produtos às necessidades dos clientes, testes em dinamômetro de motores, montagem de protótipos e atualização de desenhos e especificações, liderando equipe de 5 engenheiros e 3 técnicos.

 

       Principais Resultados:

 

§          Reestruturação do departamento de Engenharia e alteração de processo de desenvolvimento de novos produtos para adequação à norma ISO 9001.

§          Coordenação do time de engenharia simultânea responsável pelo desenvolvimento de novos produtos entre 1994 e 1995, implantando eficazmente no Brasil a tecnologia de turboalimentadores com válvula de alívio.

 

                                            . Engenheiro de Produto Sênior (07/1990-08/1991)

                                        . Chefe de Engenharia de Processos e Produção (08/1989-07/1990)

                                            . Supervisor de Processos (07/1988-08/1989)

                                            . Técnico de Processos Sênior (02/1986-07/1988)

                                            . Estagiário de Engenharia (04/1984-02/1986)

 

CURSOS

 

§        Dupont 24/7 Safety Behavior - Garrett          

§         ISO/TS 16949 2002 - Focus

§        Team Building - Dinsmore Associates

§        E-colaboration - Apexxon  (EUA)

§        SAP R/3 versão 3.0 e 4.6B – SAP / Garrett

§        Six Sigma – certificado “Green Belt” - Garrett

§        Innovative Negotiation Strategies - HSM / William Ury .

§        ERP - Planejamento de Recursos Empresariais - Buker

§        Reengenharia Organizacional - IMAM

§        Engenharia de Valor - Produtivismo

§        Quality Function Deployment - Garrett (EUA)

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